O presidente do SEET, Claudean Pereira Lima junto com o presidente da regional do SEET em Dianópolis, Domingos Cerqueira e o diretor jurídico do sindicato, João Batista Alves, realizaram uma visita técnica entre os dias 14 e 18 de agosto nos municípios da região sudeste do estado para protocolar as demandas dos profissionais da enfermagem e orientá-los sobre assuntos jurídicos.
No total foram visitados oito municípios da região, iniciando as reuniões na cidade de Combinado do Tocantins, onde a demanda principal eram reclamações sobre a carga horária dos profissionais que é diferenciada dos demais. Após reunião com a Secretária de Saúde, Deusélia Palmeira, ficou decidido que a partir do dia 01 de setembro todos voltam a realizar a mesma carga horária, exceto as Unidades de Saúde da Família (USF).
Com relação as outras demandas, tais como adicional noturno e insalubridade, a gestão alega que não ter previsão de regularizar o pagamento deste adicionais por falta de recurso financeiro. Apesar da alegação dos gestores o SEET oficializou o município e caso não seja cumprido, a entidade estará tomando as medidas cabíveis para a resolução da demanda.
Nos municípios de Lavandeira do Tocantins, Novo Alegre, Taipas, Almas e Taguatinga, as demandas são semelhantes, sendo as principais queixas dos profissionais o excesso da carga horária, o déficit no número de profissionais, a falta de pagamento do adicional noturno e de insalubridade, e a ausência de um PCCR - Plano de Cargo, Carreira e Remuneração. Durante a visita esses municípios foram notificados solicitando a resolução destas demandas em 30 dias.
No município de Porto Alegre do Tocantins, os representantes se reuniram com o secretário de saúde, Valentim Cardoso, onde foi solicitado da gestão a implantação do PCCR no município. O secretário afirmou o compromisso de sentar com o prefeito para tratar do assunto e assim agendar um reunião do prefeito com a entidade ainda este mês de agosto, solicitando do SEET um modelo de plano de carreira para que seja avaliado.
Em Dianópolis, a visita técnica aconteceu no Hospital Regional e a principal queixa dos profissionais é a falta de servidores para prestar um atendimento de qualidade aos pacientes. Durante a visita, os representante do SEET se reuniram com a gestão do hospital para protocolar as demandas e leva-las ao assessor jurídico, assim podendo apresentar uma alternativa viável de solução.
Segundo o presidente do SEET, Claudean Pereira Lima, as visitas técnicas nestes municípios, aproxima a relação do sindicato aos profissionais da enfermagem que moram mais afastados da sede. “Todas as visitas apresentaram resultados positivos, para o sindicato é importante manter uma relação próxima aos seus filiados, pois buscamos defender os direitos desses profissionais”. Afirma.