O Presidente do Sindicato dos Profissionais da Enfermagem no Estado do Tocantins (SEET), Claudean Pereira Lima, esteve reunido na tarde desta quarta-feira, 28, com o Superintendente Regional do Ministério do Trabalho e Emprego no Estado do Tocantins, Celso Cesar de Jesus, a fim de solicitar intermédio nas negociações da Convenção Coletiva de Trabalho com o Sindicato Patronal, devido ao impasse nos acordos.
O SEET vem manifestando reivindicações para que o reajuste salarial dos auxiliares e técnicos da enfermagem tenham fixação de piso, requerido inicialmente no valor de R$2.000,00 e também, que a manutenção da jornada de trabalho seja adequada e justa. Nisto, o SEET realizou duas Assembleias Gerais com a categoria para registrar as propostas, já que os trabalhadores se opõe a ampliação dos plantões, sobre a contraproposta ao Sindicato Patronal, que sugere alteração de 13 para 15 plantões mensais.
Cabe citar que, as negociações com o Sindicato Patronal seguiram sem que fossem obtido êxito nos acordos, sendo que, a CCT 2016/2017 teve sua vigência limitada a setembro do ano passado.
O Superintendente do Ministério se prontifica à intermediar as negociações a fim de sanar o impasse nos acordos, garantindo uma reunião junto com as partes prevista para acontecer no mês de Março.
Segundo Claudean Pereira Lima, presidente do SEET, é injusta a posição dos patrões em explorar a mão de obra dos profissionais. “O SEET se preocupa com a reformulação das leis trabalhista, já que a mesma busca beneficiar somente os patrões, então o sindicato mantem a intenção de amparar e proteger esses trabalhadores”, afirma.