por: Eriks Jhônata
O presidente do Sindicato dos Profissionais da Enfermagem no Estado do Tocantins, Claudean Pereira Lima, esteve reunido na manhã desta sexta-feira, 18, com o Governador do Estado, Mauro Carlesse juntamente com representantes de outras entidades sindicais, para discutir o pagamento da Data-base 2017/2018 em atraso.
A reunião foi composta por representantes dos sindicatos e associações das áreas do quadro geral, educação e saúde. De forma consensual entre as partes, ficou determinado o parcelamento da data-base 2017 em três parcelas e, de 2018, somente no final do ano.
A previsão dos pagamentos referente ao ano de 2017 ficou da seguinte forma: Maio com pagamento em junho (1,32901%); Julho com pagamento em agosto (1,32901%) e setembro com pagamento em outubro (1,27717%). Quanto a data-base de 2018 será gerado pagamento integral em dezembro (1,69704%).
Segundo o presidente do SEET, Claudean Pereira Lima, o sindicato trabalha para garantir direitos, apesar da atual situação de administração do Estado as ações continuam. “Entendemos que o ideal, seria cumprir o que prever à constituição, o pagamento na data prevista e de forma integral, e não um ano depois e ainda parcelado, porém entendemos a dificuldade do Estado diante do atual cenário político e administrativo que enfrenta”, esclarece.
Ainda de acordo com Claudean os passivos serão debatidos em futuras reuniões, “o sindicato não irá esquecer os retroativos gerados em virtude do atraso na implementação, iremos buscar garantir estes direitos também”, finaliza.