A escolha dos símbolos da enfermagem remonta ao século XIX, o símbolo da lamparina à óleo por exemplo, foi uma homenagem a uma aristocrata inglesa chamada Florence Nightingale (1810-1920), a qual dedicou sua vida à profissão de enfermeira.
Durante a Guerra da Crimeia que ocorreu entre 1853 e 1856, Florence trabalhou dedicadamente para cuidar dos feridos. Na base militar de Scutari(Turquia Otomana), ela interviu principalmente nas questões de higiene pessoal, salubridade, medicações básicas e alimentação.
Os relatos sobre Florence contam que a mesma caminhava todas as noites pelos corredores das tendas dos enfermos, a fim de socorrer os feridos. Sempre carregava com uma lamparina que iluminava suas rondas noturnas. Por esse motivo, ficou conhecida como a “Dama da Lâmpada”.
Diante disso, o símbolo da enfermagem moderna homenageou Florence Nightingale. Por meio de seus atos, ela demonstrou o zelo, a busca de bem-estar e a saúde de seus pacientes, trazendo a luz e a esperança da cura. Assim, a lâmpada à óleo está associada a luz, caminho e esperança.
Fonte: https://goo.gl/uqoDMt