O Ministério Público do Trabalho disponibilizou um formulário online que visa mapear, em todo o Brasil, se os municípios e Estados estão garantindo a segurança adequada aos profissionais de saúde.
A Gerente do Projeto Saúde e Coordenadora Regional da CODEMAT no DF, procuradora Renata Coelho, em conjunto com o perito em medicina do Trabalho, Gustavo Franco Veloso, elaboraram um check-list das condições de trabalho nos serviços de saúde pelo país.
O objetivo é identificar se estão sendo fornecidos os equipamentos de proteção individuais adequados, se há equipe suficiente para o aumento da demanda, se as condições de higiene do local são adequadas, entre outros pontos que visam garantir a saúde do profissional que está no "front" da batalha contra o coronavírus (COVID-19).
As respostas balizarão a atuação do Ministério Público do Trabalho e garantirão uma atuação mais coordenada e eficiente na cobrança de respostas às unidades públicas de saúde, em caso de material faltante, ausência de equipamento de proteção, entre outros.
Para preencher o formulário, basta acessar aqui: shorturl.at/fpEJT
Cumpre destacar que, o referido formulário destina-se à verificar se todos os Estabelecimentos de saúde estão garantindo a segurança adequada aos profissionais de saúde no que concerne à Equipamentos de Proteção Individual e dimensionamento adequado dos profissionais.
Vale registrar que, o SEET em ação conjunta com o COREN-TO, já está realizando visitas e notificando municípios e rede particular de saúde acerca da insuficiência ou carência de EPIs, assim como subdimensionamento de pessoal, providenciando inclusive o ajuizamento de demandas quando necessárias, sendo que, o preenchimento do referido questionário virá justamente a reforçar as ações adotadas.