SEET marca presença em reunião na Câmara de Formoso do Araguaia, cobra mudança nos textos que prejudicam a categoria que seriam votadas no apagar das luzes
Na última quinta-feira (12), na Câmara Municipal de Formoso do Araguaia, seria votada a reforma da aposentadoria dos servidores de Formoso. O Sindicato dos Profissionais de Enfermagem do Estado do Tocantins (SEET) teve participação de destaque ao contestar a proposta de aposentadoria e outros temas de grande impacto para os trabalhadores. As representantes do SEET, Cecilia de Macedo e Ivanildes Sirqueira, argumentaram contra a falta de diálogo prévio com as categorias envolvidas e a ausência de estudos técnicos que garantissem a viabilidade no projeto de Lei apresentado pela Gestão Municipal.
Durante a reunião os vereadores debateram a pauta, o projeto de lei relacionado à reestruturação da aposentadoria municipal, com mudanças significativas nas regras de concessão. O SEET apresentou dados eargumentos que apontavam para possíveis prejuízos aos direitos dos profissionais da enfermagem, pedindo que a proposta fosse amplamente debatida antes de qualquer aprovação.
Além da aposentadoria, outros temas relevantes estavam em discussão, incluindo ajustes no plano de cargos e salários e a redução de benefícios para servidores públicos. Após intensa articulação e diálogos com os parlamentares, a presidência da Câmara decidiu acatar o pedido do Sindicato e adiararm a sessão, na qual haveria a votação das pautas, ficando para o próximo ano.
"A participação do SEET foi fundamental para garantir que as decisões que impactam diretamente os trabalhadores sejam tomadas com responsabilidade e transparência. Não podemos permitir que mudanças tão profundas sejam aprovadas de forma precipitada", destacou uma das líderes da entidade presente no evento.
Com o adiamento das pautas, o SEET afirmou que continuará mobilizando a categoria e cobrando a realização de audiências públicas e estudos detalhados em 2025. A entidade reforça seu compromisso em lutar pelos direitos dos profissionais de enfermagem e de todos os trabalhadores afetados pelas medidas propostas.
De acodo com o vereador Gabriel Bezerra, uma das propostas envolve o percentual de 14% sobre os rendimentos dos servidores para a previdência e teria a vigência de dois anos. "A ideia é que a nova alíquota comece a valer a partir de julho de 2025, findando em julho de 2027".
O SEET proproe ajustes no texto a ser apreciado oportunamente pela casa de Leis de Formoso do Araguaia, reforçando a importância de um diálogo aberto e democrático entre sindicatos e gestores públicos, mantendo o compromisso de estar vigilante e atuante nas discussões do próximo ano.
Por Ascom SEET